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Terapias e Tratamentos
  • PNF – Kabat

    Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva Elaborada nos anos 40 após a segunda guerra mundial devido ao grande número de pacientes com sequelas neurológicas.

    O médico Neurofisiologista Heiman Kabat, desenvolveu a técnica e, em 1954, a fisioterapeuta Dorothy Voss adicionou o termo neuromuscular e a prática ficou conhecida como Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. Atualmente as técnicas são utilizadas nos mais diversos tipos de patologias, tendo como objetivo a recuperação do controle motor, controle postural e o funcionamento fisiológico músculo-articular através de diferentes planos de terapia.

    Kabat acredita que todos nós temos um potencial e a única forma de desenvolvê-lo é oferecer uma demanda orientada de forma funcional ao paciente. Os princípios de facilitação são baseados nos trabalhos de Sherrington como os fenômenos de indução sucessiva, inervação e inibição recíproca e irradiação.

    As técnicas sempre terão abordagens positivas direcionadas ao que o paciente é capaz de executar, tendo início no mesmo nível funcional do paciente e progredindo para atividades mais complexas, que acompanham a sequência do desenvolvimento motor normal.

    Os padrões foram criados com a análise de vetores para gerar função. Para que a mesma seja otimizada, as diagonais devem ser unidas a movimentos espirais, pois, de acordo com Kabat, este posicionamento em maior estiramento gera a melhor resposta fisiológica de contração muscular.

  • Reequilíbrio Tóraco Abdominal (RTA)

    O Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA) é um método de terapia manual que atua sobre o sistema respiratório através de uma leitura global em situações de doenças ou disfunções.

    A aplicação da técnica de RTA promove:

    1. Redução do esforço muscular respiratório.
    2. Desbloqueio da caixa torácica.
    3. Integração entre as atividades respiratórias e não respiratórias.
    4. Remoção de secreções das vias aéreas superiores e inferiores.
    5. Mudanças no estado físico frente às agressões biológicas e emocionais.

    A aplicação da técnica consiste em um manuseio sofisticado que respeita e contempla a biomecânica respiratória e a expressão humana com objetivo de organizar e sincronizar a respiração no complexo toracoabdominal, tanto em repouso quanto nas diferentes atividades motoras, sendo as mesmas lúdicas, laborais, esportivas ou artísticas.

    O método RTA trata indivíduos em todas as fases do crescimento e desenvolvimento, atuando nos diferentes contextos de assistência à saúde, seja hospitalar, ambulatorial ou domiciliar.

    Áreas de atuação: neonatologia, pediatria, adolescentes e adultos.

    Além das condições disfuncionais primárias e secundárias do sistema respiratório, também pode ser associado às atividades terapêuticas e atividades que visam promover o desenvolvimento físico e funcional do individuo.

  • Therasuit

    O Therasuit é um programa intensivo e individualizado que visa o ganho de força. Os principais objetivos são:

    . Aumentar força e resistência.
    . Aumentar a variedade dos movimentos ativos.
    . Aumentar a variedade dos movimentos ativos.

    As atividades são realizadas na unidade universal de exercícios, que tem a disposição que remete a uma gaiola. A realização de forma mais efetiva das atividades é facilitada por um sistema de polias e elásticos. É utilizada uma suit (espécie de veste) que tem todos seus componentes interligados por um sistema de cordas elásticas com os principais objetivos de

    . Melhorar propriocepção.
    . Estabilizar externamente.
    . Dar suporte a músculos fracos.
    . Corrigir o alinhamento corporal.

    A unidade universal de exercícios (gaiola) também é utilizada durante os atendimentos convencionais para otimizar o alcance dos objetivos com cada criança.

  • Eletroestimulação

    A eletroestimulação, de acordo com estudos de Judy Carmick, é uma abordagem baseada em evidências. Através dela é possível ativar músculos, oferecer estímulos sensórios motores e otimizar a percepção de músculos não muito utilizados, favorecendo a capacidade de contrair e aprimorar a biomecânica dessa criança.

    Com a utilização da eletroestimulação também podemos melhorar o arco de movimento de algumas articulações uma vez que, os músculos se tornarão mais ativos e funcionais com o passar do tempo.

    O aparelho de eletroestimulação é utilizado durante atividades funcionais que a criança estará fazendo.

  • Kinesio Tape

    O método Kinesio Taping é uma abordagem que apresenta técnicas de colocação do tape e visa oferecer suporte e estabilidade para os músculos e articulações sem restringir o movimento.

    O kinesio é usado de acordo com os objetivos do terapeuta após uma avaliação e pode ser aplicado de diferentes maneiras. Este material tem a capacidade de reeducar o sistema neuromuscular e otimizar a performance dos movimentos desejados. Também pode ser utilizado para redução de quadro álgico, diminuir edemas e otimizar a biomecânica das articulações.

    Sempre será utilizado em conjunto com outros métodos e técnicas para uma melhora na função da criança.

  • Integração Sensorial

    Em alguns casos observamos crianças que apresentam déficits em seu comportamento e comportamentos não apropriados para sua idade ou em determinadas situações. Em muitos desses casos podemos observar que essas características são resultado de uma pobre integração dos sistemas sensoriais.

    Jean Ayres, terapeuta ocupacional dos Estados Unidos, foi a pioneira na identificação e desenvolvimento de abordagens terapêuticas nos casos de disfunção sensorial. A definição criada por Jean Ayres para integração sensorial é: “a organização de informações sensoriais, proveniente de diferentes canais sensoriais e a habilidade de relacionar estímulos de um canal a outro, de forma a emitir uma resposta adaptativa”.

    O termo “Processamento Sensorial” se refere à maneira como o sistema nervoso central recebe mensagens sensoriais e transforma em respostas.

    Todos nós estamos em constante gerenciamento dessas mensagens sensoriais tais como sons, luzes, cheiros, toques e gostos. Esses são os cinco sentidos que estamos familiarizados, mas, ainda temos dois sentidos considerados “escondidos”: O proprioceptivo e vestibular.

    Distúrbios de processamento sensorial acontecem quando os sinais sensoriais às respostas a esses estímulos não são apropriados e afetam diretamente as atividades e a rotina da criança.

    Muitas crianças apresentam apenas disfunção de processamento sensorial, porém, existem muitas patologias de base que também podem apresentar essa dificuldade. Todos esses casos serão beneficiados com terapia de integração sensorial exclusiva e também serão associados às outras técnicas e métodos previamente estabelecidos pelos terapeutas.

    O tratamento baseado na teoria de integração sensorial utiliza equipamentos, objetos e brincadeiras que permitem o desenvolvimento da capacidade da criança de conseguir organizar os estímulos recebidos durante a terapia, com o objetivo de levar essa capacidade para sua vida cotidiana. O tratamento ajuda a encontrar maneiras práticas para lidar de forma eficiente, com as mudanças de sua rotina.

  • Conceito Neuroevolutivo Bobath

    O Conceito Bobath consiste na abordagem clínica holística e interdisciplinar que enfatiza a individualidade das crianças com as patologias do sistema nervoso. A abordagem terapêutica se baseia na prévia avaliação e análise do movimento para habilitar e reabilitar essas crianças.

    Este conceito prioriza a solução de problemas, avalia as atividades realizadas pelas crianças e a participação das mesmas no dia a dia, identificando as deficiências e as dificuldades. Após essa avaliação, são estabelecidos os objetivos a serem alcançados, sempre visando às necessidades das mesmas. Este processo precisa acontecer juntamente à família, sendo a mesma, de suma importância no processo de habilitar e/ou reabilitar a criança.

    Para assegurar a continuidade do tratamento e o significado na rotina, as orientações são passadas para a família e cuidadores, de forma que sejam aplicadas sempre que possível. Isso é feito através de posturas adequadas, atividades indicadas para casa e brincadeiras propostas pela equipe multidisciplinar.

    É muito importante que o terapeuta obtenha um profundo conhecimento do desenvolvimento típico e atípico da criança, assim como, a capacidade de fazer uma análise de controle postural e perceber os movimentos realizados, além de analisar as atividades e a participação na vida cotidiana. Todas essas observações formam uma base para a avaliação, exames e para uma intervenção.

    O manuseio é utilizado durante a avaliação e o tratamento. É uma interação recíproca e dinâmica entre o paciente e terapeuta, visando aperfeiçoar o sistema sensoriomotor, facilitar a realização da tarefa e favorecer a aquisição das habilidades adequadas à idade e as necessidades do paciente.

    Todas as atividades são elaboradas com a finalidade de fazer sentido para a criança, seus responsáveis, cuidadores e principalmente para o seu cotidiano.

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